sábado, 30 de maio de 2009

Nº34: Emílio Manuel Delgado Peixe

  • Emílio Manuel Delgado Peixe.
  • Médio Centro.
  • Nasceu a 16 de Janeiro de 1973 na Nazaré.
  • Títulos no Sporting: 1 Taça de Portugal (1994/95) e 1 Supertaça (1995/96).
  • 12 Internacionalizações.

O Peixe foi uma das grandes esperanças da chamada Geração de Ouro do futebol português, mas acabou por redundar num dos maiores flops portugueses. Este vai ser dos jogadores que mais controvérsia vai causar aqui no blog, simplesmente porque vou considerá-lo craque. Porquê? Simplesmente, Peixe na sua primeira “era” no Sporting fez exibições de grande nível, muitas vezes fora da sua posição natural. Nunca deslumbrou, nunca chegou ao nível que esperavam, mas não era mau, apenas não aguentou o peso nas costas do que esperavam dele. Depois de ir para Espanha é que declinou. Por isto tudo, será um craque, essencialmente pelo período entre 1991 e 1995. O resto da sua carreira é o efeito de uma má gestão e de um jovem que foi posto nos píncaros demasiado cedo sem amadurecer o suficiente, como Dani, Porfírio ou Paulo Torres.



Começou a sua carreira na formação dos Nazarenos, de onde se mudou em 1986 para os escalões jovens do Sporting. Aqui começou o seu percurso nas selecções jovens, ao mesmo tempo que brilhava pelos juvenis e juniores leoninos. A 2 de Dezembro de 1990, Marinho Peres, estreia Peixe como opção de recurso num jogo para o Campeonato em casa do Farense. O Sporting venceu por 1-0 com golo de João Luís Esteves aos 56m e alinhou com: Ivkovic; João Luís Barbosa, Miguel (José Lima, 76m), Peixe e Leal; Litos, Bozinovski, Careca (João Luís Esteves, 56m) e Filipe; Fernando Gomes e Cadete.
Voltou aos juniores o resto da época para jogar regularmente e preparar o Campeonato Mundial de Juniores de Lisboa de 1991. Portugal ganhou o Mundial e Peixe venceu o prémio de melhor jogador do torneio. Destacava-se pelo seu excelente posicionamento, grande cultura táctica e rapidez de processos no movimento ofensivo da equipa. Era o pêndulo ideal no meio campo para libertar o talento dos jogadores mais avançados. Durante a sua carreira ganhou uma certa fama de duro, mas a verdade é que era ele quem acabava por sair mais lesionado dos lances. Logo nesse ano estreou-se pela selecção principal pela mão de Carlos Queiroz, contabilizando um total de 12 jogos pela selecção das quinas, todos entre os 18 e 20 anos.


Selecção Portuguesa num amigável.
Em cima, da esquerda para a direita: Vítor Baía, Fernando Couto, Leal, Paneira, Futre e João Pinto.
Em baixo, pela mesma ordem: Cadete, Rui Bento, Peixe, João V. Pinto e Oceano.

Na época de 1991/92, com apenas 18 anos assume a titularidade indiscutível do meio campo leonino de Marinho Peres. O Sporting fica em 3º no Campeonato. O primeiro jogo da época foi logo na 1ª jornada no empate sem golos nas Antas. O Sporting alinhou com: Ivkovic; João Luís Barbosa, Luisinho, Jorginho e Leal; Figo, Peixe, Filipe e Douglas; Iordanov e José Lima (Cadete, 70m).
Faz um total de 32 jogos, num total de 38 possíveis em todas as competições.
Na época seguinte, o Sporting contrata Bobby Robson para treinador que aproveita para lançar mais jovens jogadores. Peixe manteve o estatuto de intocável e nessa época que o Sporting voltou a acabar em 3º, jogou 36 jogos em 41 possíveis e estreou-se a marcar de leão ao peito. Foi na 3ª jornada, num início desastroso do Sporting, em Alvalade frente ao Famalicão, na vitória por 4-3. O Sporting alinhou com: Ivkovic; Marinho, Pedro Barny, Valckx e Leal; Figo, Peixe, Filipe e Balakov; Cadete (Iordanov, 74m) e Juskowiak. Os golos foram marcados por Peixe aos 9m, Cadete aos 30m e 55m e Juskowiak aos 47m.
Na época seguinte, com a contratação de Paulo Sousa, Peixe começa a perder fulgor ao ser recuado para central. Estreou-se à 3ª jornada, na vitória do Sporting por 3-1 em Alvalade frente ao Belenenses com golos de Balakov aos 13m, Capucho aos 17m e Paulo Sousa aos 37m. Nesse dia 23 de Setembro de 1993, o Sporting alinhou com Costinha; Nelson, Peixe, Valckx e Paulo Torres; Capucho (Juskowiak, 80m), Paulo Sousa, Balakov, Cherbakov (Figo, 71m) e Pacheco; Cadete.


Nessa época, fez um total de 39 jogos em todas as competições. A meio da época chegou Carlos Queiroz que o manteve a titular.
No ano seguinte, o Sporting iria quebrar o jejum de títulos ao vencer a Taça de Portugal. Peixe disputou um total de 25 jogos em todas as competições, não sendo convocado para a final da Taça. Marcou 1 golo no Campeonato. Foi a 15 de Janeiro de 1995, na 17ª jornada, quando o Sporting recebeu e venceu o V. Guimarães por 2-0 com golos de Peixe aos 18m e Sá Pinto aos 62m. Nesse dia o Sporting alinhou com: Costinha; Nelson, Marco Aurélio, Naybet e Vujacic; Figo (Sá Pinto, 36m), Oceano, Peixe (Filipe, 72m) e Balakov; Iordanov e Juskowiak.
Na época seguinte rumou ao Sevilha, mas não se afirmou, disputando apenas 5 jogos. No mercado de Inverno regressou ao Sporting sem o fulgor de outrora e seria utilizado apenas em 13 jogos, marcando 1 golo no Campeonato. Foi na 31ª jornada, em Felgueiras na vitória por 1-0 do Sporting. O golo surgiu logo aos 4m e o Sporting alinhou, sob o comando de Octávio Machado com: Costinha; Luís Miguel, Naybet, Marco Aurélio (Vidigal, 15m) e Nelson; Carlos Xavier, Peixe, Mauro Soares e Dominguez (Ouattara, 65m), Iordanov e Paulo Alves (Filipe, 75m). Foi convocado para os Jogos Olímpicos de Atlanta onde a selecção portuguesa conseguiu o 4º lugar, melhor resultado de sempre.


Em 1996/97, decai completamente ao só efectuar 10 jogos. O seu último jogo pelo Sporting foi na penúltima jornada do Campeonato, frente ao Belenenses (3-1, com golos de Iordanov aos 2m e 51m e Afonso Martins aos 89m). O Sporting alinhou com: Costinha (Tiago, 81m); Luís Miguel, Marco Aurélio, Beto e Pedrosa; Pedro Barbosa, Oceano (Peixe, 16m), Vidigal e Dominguez; Sá Pinto e Iordanov (Afonso Martins, 79m).
Na época seguinte, entrou em rota de colisão com os dirigentes leoninos e acaba por rumar ao FC Porto juntamente com Costinha, por troca com Bino e Rui Jorge. Jogou apenas uma vez. Na época seguinte, abre-se uma oportunidade com a venda de Doriva e a lesão de Paulinho Santos. Logo na estreia marca um grande golo frente à U. Leiria que o coloca nas boas graças dos adeptos. Faz 13 jogos e na época seguinte mais 21 jogos.


Depois vai abaixo e joga apenas 2 jogos em 2000/01, entrando em divergências com Pinto da Costa por causa do seu empresário, sendo relegado para a equipa B para ser emprestado ao Alverca onde faz 7 jogos.
Na época seguinte vai para o Benfica onde faz apenas 2 jogos como suplente utilizado. Em 2003/04, retira-se do futebol após fazer apenas 2 jogos pela União Leiria.
Tornou-se uma figura do Sindicato de Jogadores, sendo que agora treina os sub-16 portugueses.


Carreira

1990/91: Sporting

1991/92: Sporting

1992/93: Sporting

1993/94: Sporting

1994/95: Sporting

1995/96: Sevilha
Sporting

1996/97: Sporting

1997/98: FC Porto

1998/99: FC Porto

1999/00: FC Porto

2000/01: FC Porto

2001/02: FC Porto B
Alverca

2002/03: Benfica

2003/04: U. Leiria

Carreira no Sporting*

1990/91: 1;- / -;- / -;-

1991/92: 28;- / 2;- / 2;-

1992/93: 29;1 / 5;- / 2;-

1993/94: 26;- / 8;- / 5;-

1994/95: 21;1 / 2;- / 2;-

1995/96: 10;1 / 3;- / -;-
(Desde Janeiro)

1996/97: 10;- / -;- / -;-

*Época: Campeonato (J; G)/ Taça (J;G)/ Europa (J;G)

Avaliação: Craque

quarta-feira, 20 de maio de 2009

3º Treinador: Ronald “Ronnie” Allen


  • Ronald “Ronnie” Allen.
  • Nasceu a 15 de Janeiro de 1929 em Fenton (Inglaterra).
  • Faleceu a 9 de Junho de 2001 em Great Wyrley (Inglaterra).
  • No Sporting durante: 8 meses.
  • Títulos no Sporting: 1 Taça de Portugal (1972/73).

Terceiro treinador apresentado neste blog, terceiro treinador inglês. Ronnie Allen foi um treinador inglês que passou pelo Sporting nos anos 70, com sucesso nulo. No seu palmarés figura uma Taça de Portugal ganha no clube leonino, mas não seria ele o treinador no Jamor, pois já tinha sido preterido em favor de Mário Lino, a até há pouco tempo pior derrota de sempre do Sporting na Europa e ainda uma das piores, senão mesmo a pior época de sempre do Sporting no Campeonato.

Como jogador foi dos melhores pontas de lança de Inglaterra e uma lenda do West Bromwich Albion. Dividido entre o rugby e o futebol acabou por prosseguir a carreira no segundo desporto, iniciando-a em 1946 no Port Vale. Em 4 anos no clube, marcou 34 golos em 123 jogos.
Em 1950, mudou-se para o WBA onde atingiu grande sucesso, vencendo uma Taça. Estreou-se na selecção inglesa a 28 de Maio de 1952 e contabilizou mais 4 internacionalizações com 2 golos. Foi o melhor marcador da liga inglesa em 1954/55, com 27 golos. Ao todo entre 1950 e 1961, foram 208 golos em 415 jogos pela equipa do The Hawthorns.
Em 1961, mudou-se para o Crystal Palace para marcar 34 golos em 100 jogos oficiais pelo clube londrino.




Entre 1966 e 1968 esteve no comando dos Wolves, sendo despedido em Novembro de 1968. Em 1969, rumou a Espanha para treinar o Atlético Bilbao a tempo de ganhar a Taça do Rei e colocar o clube em 2º lugar da Liga Espanhola. Na época seguinte, o clube basco ficou em 5º, com Allen a sair em Novembro de 1971, quando as coisas começaram a correr mal.
É no ano de 1972 que é contratado para treinador do Sporting. No final da época, o clube ficou em 5º lugar a 21 (!) pontos do Benfica num campeonato que até nem começou mal com 4 vitórias consecutivas, a primeira das quais nas Antas. Nesse jogo, sob o juízo do árbitro Saldanha Ribeiro, o Sporting alinhou com: Damas; Pedro Gomes, Laranjeira, Vitorino Bastos e Carlos Pereira; Manaca (Fernando Tomé, 45m), Fraguito e Marinho; Vagner Canotilho (Vítor Gonçalves, 60m), Yazalde e Nelson Fernandes. O golo seria marcado por Yazalde aos 17m.
Mas a maior vergonha foi a 1ª Eliminatória da Taça das Taças. Até há bem pouco tempo, Ronnie Allen teve a maior derrota de sempre do Sporting na Europa ao perder por 6-1 na Escócia com o Hibernian. Nesse jogo vergonhoso, o Sporting alinhou com: Damas; Pedro Gomes, Laranjeira, Manaca e Carlos Pereira; Fraguito, Nelson Fernandes e Vagner Canotilho (Fernando Tomé, 75m); Marinho, Yazalde e Chico Faria (Dinis, 73m). O golo seria marcado aos 40m pelo inevitável Yazalde. No final do jogo, críticas de Allen a Damas: “Damas teve culpa em 3 golos, Damas é o culpado por esta eliminação”.
Foi despedido à 25ª jornada após o empate em Aveiro a 0 golos. O Sporting foi incapaz de marcar com uma equipa composta por: Damas; José Carlos, Vitorino Bastos, Alhinho e Hilário; Nelson Fernandes, Vagner Canotilho e Marinho; Chico Faria (João Moniz), Yazalde e Dinis.





Saiu do Sporting e foi treinar o Walsall sem resultados dignos de registo. Em 1977, treinou durante pouco tempo o “seu” WBA e logo depois assumiu a selecção da Arábia Saudita. Em 1980, esteve alguns meses no Panathinaikos para acabar a sua carreira de treinador em 1981/82, no comando do “seu” WBA com o qual conseguiu a permanência ao ficar no 17º lugar da Liga Inglesa, num campeonato com 22 equipas.




Carreira como treinador

1966/67: Wolves

1967/68: Wolves

1969/70: Atlético Bilbao

1970/71: Atlético Bilbao

1972/73: Sporting
Walsall

1977: WBA
Arábia Saudita

1980: Panathinaikos

1981/82: WBA

Carreira no Sporting

1972/73: Inc.
(Até Março)

Avaliação: Flop

domingo, 10 de maio de 2009

Nº33: António Maurício Farinha Henriques Morato




  • António Maurício Farinha Henriques Morato.
  • Defesa Central.
  • Nasceu a 6 de Novembro de 1964 em Lisboa.
  • Títulos no Sporting: 1 Supertaça de Portugal (1987/88).
  • 6 Internacionalizações.


Morato foi um defesa central formado no Sporting que jogou nos anos 80 em Alvalade, chegando a capitão de equipa. Apesar de não ser alto era exemplar a defender, acabando por sair para o FC Porto.



Filho de um antigo jogador leonino, com o mesmo nome, Morato fez a formação em Alvalade e chegou à equipa principal na época de 1983/84. Estreou-se com 19 anos a titular na vitória do Sporting em Alvalade frente ao V. Setúbal por 3-1, com golos de Manuel Fernandes aos 54m, Paulo Futre aos 81m e Roger Wilde aos 83m. Sob o comando de Josef Venglos, o Sporting alinhou com: Kátzirz; Zezinho, Venâncio, Morato e Mário Jorge; Romeu (Kostov, 22m), Virgílio e Paulo Futre; Roger Wilde, Fernando Cruz (Jordão, 65m) e Manuel Fernandes. Até ao final da época jogou mais 4 vezes no Campeonato.
Na época seguinte, foi grande aposta de John Toshack, jogando um total de 27 jogos em todas as competições. Foi logo promovido a titular no primeiro jogo da época em casa frente ao V. Guimarães. O Sporting venceu por 3-0 com golos de Venâncio aos 12m, Manuel Fernandes aos 18m e Eldon aos 63m e alinhou com: Vítor Damas; Carlos Xavier, Morato e Venâncio; Zezinho, António Sousa, Lito (Forbs, 83m), Virgílio (Litos, 73m) e Mário Jorge; Manuel Fernandes e Eldon.
Em 1985/86, chegava ao Sporting, Manuel José. Morato iria estrear-se a marcar pelo Sporting nessa época e iria chegar à selecção. O seu primeiro golo foi para a Taça em Ponte de Sor, frente ao Eléctrico. 2-1 seria o resultado com Morato a inaugurar o marcador aos 38m e António Sousa dar a vitória aos 84m. No Campeonato marcaria poucos dias depois na Covilhã (vitória por 5-0) aos 25m, sendo imitado por Venâncio aos 42m, Meade aos 48m, Carlos Xavier aos 54m e Manuel Fernandes aos 71m. Marcaria mais 2 golos nessa época, 1 na Taça frente ao União Coimbra (6-0) e outro no Campeonato frente ao Benfica (2-1).






Iria ser convocado para o Mundial 86, mas não chegaria a ser utilizado.
Em 1986/87, jogaria um total de 30 jogos. Na época seguinte, faria 36 jogos e venceria a Supertaça frente ao Benfica com 3-0 na Luz e 1-0 em Alvalade. Recordando o jogo da Luz, dizer que o Sporting marcou por Edmundo (auto-golo) aos 20m, Silvinho aos 72m e Paulinho Cascavel aos 78m e alinhou com: Vital; João Luís, Duílio, Morato e Fernando Mendes; Silvinho, Carlos Xavier, Virgílio (Mário, 68m) e Mário Jorge; Sealy (Marlon, 68m) e Paulinho Cascavel. Seria nesta época que chegaria a capitão do Sporting.
A época seguinte, seria a sua última pelo Sporting. Jogou um total de 40 jogos, marcando 2 golos no Campeonato. Esses golos ocorreram na 6ª jornada, na vitória por 4-3 frente ao V. Setúbal, com Morato a marcar aos 27m, com os outros golos a serem apontados por Forbs aos 9m, João Luís ais 65m e Oceano aos 80m. O outro golo iria acontecer 3 jornadas depois no empate a uma bola em Alvalade frente ao Boavista. O Sporting comandado por Pedro Rocha fez alinhar Vítor Damas; João Luís, Venâncio, Morato e Fernando Mendes (Mário Jorge, 65m); Carlos Manuel, Litos (Rui Maside, 45m), Oceano e Silas; Forbs e Paulinho Cascavel. O golo seria apontado por Morato aos 78m. Refira-se que nessa época Morato chegou a fazer várias vezes dupla com outro central muito baixo como o era Miguel.





Na época seguinte iria rumar ao Porto, ficando lá apenas uma época para ser campeão, jogando apenas 2 jogos, indo jogar para o Belenenses na época seguinte onde disputou 35 jogos. Daí foi para o Gil Vicente durante 2 épocas, jogando um total de 36 jogos com 1 golo marcado. A sua última época foi a de 1993/94, no Estoril, com 3 jogos.





Carreira

1983/84: Sporting

1984/85: Sporting

1985/86: Sporting

1986/87: Sporting

1987/88: Sporting

1988/89: Sporting

1989/90: FC Porto

1990/91: Belenenses

1991/92: Gil Vicente

1992/93: Gil Vicente

1993/94: Estoril

Carreira no Sporting*

1983/84: 5;- / -;- / -;-

1984/85: 21;- / 6;- / -;-

1985/86: 27;2 / 5;2 / 6;-

1986/87: 24;- / 3;- / 3;-

1987/88: 31;- / 1;- / 4;-

1988/89: 32;2 / 4;- / 4;-

*Época: Campeonato (J; G)/ Taça (J;G)/ Europa (J;G)

Avaliação: Craque

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Nº32: Luís Filipe Pereira Vasco


  • Luís Filipe Pereira Vasco.
  • Guarda-redes.
  • Nasceu a 29 de Dezembro de 1966 na Nazaré.
  • Títulos no Sporting: 1 Taça de Portugal (1994/95) e 1 Supertaça de Portugal (1995/96).

O Luís Vasco foi um guarda-redes que passou pelo Sporting em meados dos anos 90 para ser apenas um suplente ou mesmo terceiro guarda-redes. Contratado ao Famalicão, apenas jogou um total de 5 jogos em 2 épocas, mas denotou um enorme profissionalismo. Depois voltou a passar por clubes de menor dimensão até acabar a carreira.



Natural da Nazaré, iniciou a sua carreira nos Nazarenos, o clube da terra que andava pela 3ª Divisão Nacional. Em 1988/89 foi para o Caldas, onde ficou 2 épocas, jogando no Alcobaça em 1990/91, até que chegou ao Famalicão, para substituir Figueiredo.
Logo na primeira época, fez 32 jogos no bom 14º lugar da equipa o que garantiu a manutenção ao conjunto de Vila Nova de Famalicão, sendo que a equipa acabou com um total de 40 golos sofridos. Na época seguinte, fez 21 jogos, com a equipa a repetir a classificação da época transacta. Em 1993/94, o Famalicão desceu de divisão e Luís Vasco fez 23 jogos com a camisola famalicense.



Supertaça 1995/96, 1ª Mão
Em pé, da esquerda para a direita: Marco Aurélio, Luís Vasco, Oceano, Naybet, Vujacic e Amunike.Em baixo, pela mesma ordem: Cadete, Sá Pinto, Nelson, Pedro Martins e Assis.

Em 1994/95, estando em final de contrato, foi contratado pelo Sporting para ser terceiro guarda-redes. Nessa época não chegou a jogar pelo que podemos avançar até à época seguinte, a de 1995/96, a única em que jogou de verde e branco em jogos oficiais.
A sua estreia oficial ocorreu na 1ª Mão da Supertaça, disputada em Alvalade frente ao FC Porto, num jogo que acabou empatado 0-0. O Sporting iria acabar por vencer a Supertaça. A equipa que alinhou nesse dia foi a seguinte: Luís Vasco; Nelson, Naybet, Marco Aurélio e Vujacic; Sá Pinto, Pedro Martins, Oceano (Pedro Barbosa, 57m), Assis e Amunike; Cadete (Ouattara, 66m). O jogo ficaria marcado pelo grande número de cartões distribuídos pelo árbitro Lourenço Ferreira, sendo que o Sporting viu os seus jogadores serem admoestados 8 vezes, com Pedro Martins a ser expulso perto do final.
Carlos Queiroz voltou a dar-lhe a titularidade na 2ª jornada do Campeonato, no empate 0-0 em Alvalade frente ao Boavista. Sob arbitragem de Carlos Calheiros, o Sporting alinhou com: Luís Vasco; Nelson, Naybet, Marco Aurélio e Vujacic; Pedro Barbosa (Chiquinho Conde, 61m), Pedro Martins, Afonso Martins e Dominguez; Ouattara e Paulo Alves (Cadete, 59m).
Jogou nos 2 jogos seguintes, sofrendo 2 golos nas vitórias frente a Braga (3-1) e Campomaiorense (7-1). O seu último jogo foi no empate (1-1) em Santo Tirso, com golo de Naybet aos 90m. Nesse final de tarde, o Sporting alinhou com: Luís Vasco; Nelson, Naybet, Marco Aurélio e Nuno Valente; Pedro Barbosa, Oceano (Dominguez, 60m), Afonso Martins (Pedro Martins, 86m) e Amunike; Sá Pinto e Paulo Alves. No total disputou 5 jogos pelo Sporting, sofrendo 3 golos.




No final da época, com a chegada de De Wilde, Luís Vasco saiu do Sporting rumo ao Desportivo de Chaves. Aí ajudou a equipa a classificar-se no 10º lugar, jogando em 31 partidas. Na época seguinte, jogou em 27 jogos, mas o Chaves acabou por descer de divisão.
Não se manteve no clube e rumou então à Amadora onde ficaria até final da carreira. Logo na primeira época, fez 7 jogos no excelente 8º lugar da equipa da Reboleira sob o comando de Jorge Jesus, não conseguindo jogar mais em virtude da presença de Hilário.
Em 1999/00, o Estrela repetiu o 8º lugar e Luís Vasco apenas jogou em 6 jogos, mercê da titularidade do ex-colega Tiago, emprestado pelo Sporting.
Em 2000/01, Tiago manteve a titularidade, mas perdeu-a para Luís Vasco a 11 jornadas do fim. A equipa ficou em último lugar do Campeonato, mas Luís Vasco fez exibições muito boas, fazendo o seu último jogo ao mais alto nível na derrota em casa frente ao FC Porto por 3-2, na última jornada do Campeonato.
Na pré-época seguinte, partiu a perna num jogo treino e atravessou um calvário que durou até 2002, data em que ia regressar aos jogos. Aí verificou-se que a operação não tinha corrido bem e Luís Vasco acabou a carreira, com muita tristeza à mistura.




Carreira

1985/86: Nazarenos

1986/87: Nazarenos

1987/88: Nazarenos

1988/89: Caldas

1989/90: Caldas

1990/91: Alcobaça

1991/92: Famalicão

1992/93: Famalicão

1993/94: Famalicão

1994/95: Sporting

1995/96: Sporting

1996/97: Desportivo Chaves

1997/98: Desportivo Chaves

1998/99: Estrela Amadora

1999/00: Estrela Amadora

2000/01: Estrela Amadora

Carreira no Sporting*

1994/95: -;- / -;- / -;-

1995/96: 4;-3 / -;- / -;-

*Época: Campeonato (J; G)/ Taça (J;G)/ Europa (J;G)

Avaliação: Flop

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Nº31: Rui Fernando da Silva Calapez Pereira Bento

  • Rui Fernando da Silva Calapez Pereira Bento.
  • Defesa Central/Médio Centro.
  • Nasceu a 14 de Janeiro de 1972 em Silves.
  • Títulos no Sporting: 1 Campeonato Nacional (2001/02), 1 Taça de Portugal (2001/02) e 1 Supertaça de Portugal (2002/03).
  • 6 Internacionalizações.

Rui Bento, o pequeno Baresi, foi um médio centro que passou pelo Sporting já na fase final da carreira, mas a tempo de ser decisivo para uma dobradinha. Começou a carreira como central, mas no Boavista e no Sporting jogava a trinco, destacando-se pela forte marcação e capacidade de sair a jogar e lançar os homens mais adiantados. Como treinador, especializou-se em trabalhar em clubes com dificuldades financeiras, conseguindo alguns resultados.


Começou a carreira no Benfica na época 1990/91, vencendo o Campeonato, mas não alinhando em qualquer jogo. Na época seguinte, afirmou-se como central da equipa da Luz que ficou em 2º lugar no Campeonato ao jogar 24 jogos mais 7 na Europa, ao lado de Paulo Madeira. Nessa época estreou-se pela selecção nacional de futebol, pela mão de Carlos Queiroz, no apuramento para o Euro 92, com apenas 19 anos. Foi na vitória frente à Grécia por 1-0, com um golo de João Vieira Pinto.João Vieira Pinto que, na época seguinte, rumou à Luz, sendo que Rui Bento fez o caminho inverso para o Boavista, onde iria passar a maior parte da sua carreira.


Afirmou-se logo com Manuel José, com a equipa a ficar em 4º lugar do Campeonato e a perder na final da Taça. Disputou 32 jogos, mais 4 na Europa. Na final da Taça de Portugal, o Boavista perdeu por 5-2 frente ao Benfica e alinhou da seguinte maneira: Lemajic; Paulo Sousa, Rui Bento, Garrido e Nogueira; Tavares, Bobó, Rui Casaca e Caetano; Artur e Marlon Brandão, com Ricky e Bertollazi a entrarem no decorrer da partida. Os golos foram marcados por Tavares e Marlon, com os do Benfica a serem marcados por Paneira, João Vieira Pinto, Rui Águas e Futre por 2 vezes. Nessa época ainda venceu a Supertaça, frente ao FC Porto.
Na época seguinte, novo 4º lugar com Rui Bento a ser titular em 32 jogos no Campeonato e em 6 na Taça UEFA. Em 1994/95, Manuel José deu a titularidade em 32 jogos a Rui Bento, mas em termos colectivos a época correu menos bem, com o 9º lugar da equipa.


Na época que se seguiu, regresso do Boavista ao 4º lugar e Rui Bento a jogar 25 jogos, marcando o primeiro golo da sua carreira no Campeonato. Foi convocado para os jogos olímpicos de Atlanta, no 4º lugar da equipa nacional, jogando em todos os jogos.
Em 1996/97, época mais atribulada com 4 treinadores e um 7º lugar. Rui Bento marcou 1 golo em 15 jogos e iria vencer a Taça de Portugal, numa final em que venceu por 3-2 ao Benfica. Os golos seriam marcados por Sanchez por 2 vezes e Nuno Gomes em resposta aos golos de Calado e El-Hadrioui e a equipa alinhou da seguinte maneira: Ricardo; Paulo Sousa, Litos, Simic e Mário Silva; Isaías, Rui Bento, Sanchez, Hélder e Tavares; Nuno Gomes, com Jimmy, Jorge Couto e Tulipa a entrarem ainda no decorrer da partida. A época seguinte, ficou marcada por uma lesão que o impediu de dar um maior contributo à equipa. Ainda jogou em 16 jogos e venceu a Supertaça.
Na época seguinte, iria disputar 32 jogos e marcar 1 golo no excelente 2º lugar da equipa já com Jaime Pacheco ao leme.Em 1999/00, o Sporting venceu o Campeonato e o Boavista ficou em 4º, com Rui Bento a marcar 1 golo em 33 jogos, só falhando 1 jogo por castigo. O golo foi marcado na 24ª jornada a 3 de Março de 2000, no empate 1-1 nos Barreiros frente ao Marítimo. Jokanovic faria o empate aos 45m, depois de Rui Bento adiantar a equipa 2m antes.


A época seguinte, seria a da consagração, com o Boavista a chegar ao título inédito e Rui Bento a jogar em 29 jogos. Foi também em 2001, que fez o ultimo jogo pela selecção, na derrota de Portugal na França por 4-0.
Em 2001/02, chega Boloni ao Sporting e Rui Bento é um dos reforços para o meio campo. Logo nessa época iria conseguir a dobradinha. O jogo de estreia foi logo na 1ª jornada, em Alvalade, frente ao Porto. O Sporting venceu por 1-0 com um golo de Niculae aos 69m e alinharia da seguinte maneira: Nelson; César Prates, Beto, André Cruz e Rui Jorge; Sá Pinto (Ricardo Quaresma, 22m), Rui Bento, Paulo Bento, João Pinto e Horváth (Hugo, 88m); Niculae.
Iria disputar um total de 33 jogos. Na final da Taça de Portugal, o Sporting venceu por 1-0 o Leixões com um golo de Jardel aos 40m em fora de jogo. Contudo, antes disso, foi Rui Bento com um fortíssimo remate a levar a bola a embater na barra e a entrar completamente na baliza, sendo que o árbitro não viu o golo. A equipa alinhou da seguinte maneira: Nelson; Beto, Quiroga, André Cruz e Rui Jorge; Pedro Barbosa (Ricardo Quaresma, 82m), Rui Bento, Paulo Bento (César Prates, 88m) e João Pinto; Jardel e Nalitzis (Hugo Viana, 52m).
Na época seguinte, as coisas não iriam correr muito bem, mas Rui Bento venceu a Supertaça e disputaria 33 jogos com 1 golo marcado. Na Supertaça, o Sporting venceu o Leixões por 5-1 com os golos a serem marcados por Ricardo Fernandes aos 31m e 82m, Niculae aos 46m, Kutuzov aos 54m e Carlos Martins aos 86m. A equipa alinhou com: Tiago; Beto, Hugo, Contreras e Rui Jorge (César Prates, 34m); Ricardo Quaresma (Carlos Martins, 64m), Paulo Bento, Ricardo Fernandes, Toñito e Kutuzov; Niculae (Danny, 58m).


O golo no Campeonato seria marcado na 23ª jornada na vitória por 2-1 fora frente ao Moreirense. A equipa alinhou com: Tiago; Pedro Barbosa, Hugo, Quiroga e Tello; Ricardo Quaresma (Rui Jorge, 80m), Rui Bento (César Prates, 67m), Paulo Bento e Toñito; João Pinto e Jardel (João Paulo, 77m). O golo de Rui Bento seria aos 63m, com Jardel a marcar aos 12m.
Na época seguinte jogaria apenas 2 jogos e como suplente utilizado, com Fernando Santos, mais 1 na Taça e 1 na Taça UEFA. No final da época rumou a Viseu para jogar no Académico local, mas acabou por ser o treinador da equipa, que tinha muitos problemas financeiros. Ainda conseguiu colocar a equipa numa boa posição da tabela.
Em 2005/06, rumou ao Barreirense, mas não conseguiu a manutenção na Liga de Honra. Refira-se que a equipa tinha muitos problemas de ordem financeira.
Rumou ao Penafiel para ficar em 8º lugar e na época seguinte após 6 jornadas sem vitórias foi despedido.
Esta época está a treinar o Boavista, com uma equipa muito jovem e com salários em atraso o que está a afectar o rendimento, com a equipa a posicionar-se na zona de despromoção.


Carreira

1990/91: Benfica

1991/92: Benfica

1992/93: Boavista

1993/94: Boavista

1994/95: Boavista

1995/96: Boavista

1996/97: Boavista

1997/98: Boavista

1998/99: Boavista

1999/00: Boavista

2000/01: Boavista

2001/02: Sporting

2002/03: Sporting

2003/04: Sporting

Carreira no Sporting*

2001/02: 25;- / 6;- / 2;-

2002/03: 28;1 / 2;- / 3;-

2003/04: 2;- / 1;- / 1;-

*Época: Campeonato (J; G)/ Taça (J;G)/ Europa (J;G)

Avaliação: Craque

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Nº30: Bruno Alexandre dos Santos Patacas




  • Bruno Alexandre dos Santos Patacas.
  • Defesa Direito.
  • Nasceu a 30 de Novembro de 1977 em Lisboa.
  • Títulos no Sporting: Nada a assinalar.


O Patacas é um defesa direito que joga no Nacional, mas que fez toda a formação e jogou algumas vezes no Sporting. Um defesa direito que, apesar de não ser genial, podia ter tido outro futuro se tivesse disposto de mais oportunidades na equipa principal leonina.

Nascido em Lisboa, fez toda a formação no Sporting, fazendo o percurso habitual para quem saía dos juniores leoninos: a integração no plantel do Lourinhanense, clube satélite do Sporting, na altura.
Fez época e meia no Lourinhanense, voltando ao Sporting na época 1997/98. Fez a sua estreia pela equipa leonina a 30 de Janeiro de 1998, já com Carlos Manuel ao comando da equipa. O Sporting perdeu por 3-2 em Chaves, com os golos verde e brancos a serem marcados por Cuc, na própria baliza, aos 4m e Marco Almeida aos 90m. A equipa que alinhou foi a seguinte: De Wilde; Patacas, Beto, Marco Almeida e Quim Berto; Simão, Oceano, Afonso Martins (Pedro Martins, 83m), Lang (Paulo Alves, 63m) e Pedro Barbosa (Ramírez, 73m); Leandro Machado. Nessa época fez mais 2 jogos, na vitória por 1-0 na Póvoa do Varzim e na vitória pelo mesmo resultado em Alvalade frente ao Belenenses.
Por esta altura já tinha sido internacional sub-21 por 29 vezes.
Na época seguinte, chegou Mirko Jozic ao Sporting para comandar uma equipa muito jovem. O futebol praticado foi excelente, mas a inexperiência e as vergonhosas arbitragens deram um imerecido 4º lugar ao Sporting.
Patacas jogou apenas 4 vezes no Campeonato, uma delas como suplente utilizado, e uma vez na Taça UEFA. Estreou-se na 4ª jornada do Campeonato ao entrar aos 84m para o lugar de Iordanov na vitória do Sporting por 3-0 em casa frente ao Campomaiorense. A titular estreou-se na 2ª mão da Taça UEFA. O Sporting tinha perdido por 2-0 em casa frente ao Bolonha e Jozic foi jogar a Itália com uma equipa muito jovem, que foi a seguinte: Tiago; Patacas, Beto, Quiroga e Vinicius; Saber, Delfim, Duscher, Bino e Simão; Leandro Machado. O próprio banco era composto por Nelson, Iordanov, Renato, Kmet, Ramírez, Caneira e Nuno Valente. O Sporting perdeu por 2-1, mas arrancou uma excelente exibição.
No Campeonato ainda jogou mais 3 vezes, todas a titular, frente ao Rio Ave, Salgueiros e Chaves. Foi aliás em Chaves que fez o último jogo pelo Sporting, no empate 2-2. Simão aos 20m e Beto aos 44m marcaram os golos do Sporting que alinhou com: Tiago; Patacas (Santamaría, 68m), Beto, Marcos e Heinze; Simão, Vidigal, Pedro Barbosa e Vinicius (Acosta, 72m); Edmilson e Krpan. Foi emprestado ao Lourinhanense o resto da temporada, marcando 1 golo em 17 jogos.

Em 1999/00, foi emprestado ao Santa Clara que fazia a sua estreia na 1ª Divisão Nacional. A equipa desceu, mas Patacas fez 23 jogos com 1 golo marcado. Esse golo foi a 14 de Outubro de 1999, no empate a 2 golos em Faro. Pelo Farense marcaram Everson aos 47m e Marinescu aos 81m e pelo Santa Clara marcaram Patacas aos 30m e Clayton aos 63m. Na época seguinte esteve emprestado ao Campomaiorense, onde disputou 27 jogos, descendo de divisão com a equipa. O empréstimo foi renovado e Patacas disputou 26 jogos no 10º lugar da equipa na Divisão de Honra.
No final da época foi libertado e daí para cá tem sido peça importante do Nacional.

Na primeira época ao serviço dos alvinegros, disputou 23 jogos, marcando 1 golo. Esse golo ocorreu a 2 de Março de 2003, no empate caseiro da equipa de José Peseiro frente ao Moreirense. Vítor Pereira inaugurou o marcador aos 17m para a equipa de Moreira de Cónegos com Patacas a empatar o jogo aos 38m. O Nacional ficou em 11º lugar do Campeonato.
Em 2003/04, com Casimiro Mior à frente da equipa, o Nacional conseguiu o 4º lugar. Patacas disputou 29 jogos e marcou 2 golos. Esses golos aconteceram: a 31 de Agosto de 2003, na vitória por 4-0 frente ao Estrela da Amadora, com Patacas a marcar aos 15m e a goleada ser completada por Mário Carlos aos 56m e 71m e Adriano aos 82m; a 7 de Dezembro no empate 4-4 em Barcelos. Para o Gil Vicente marcaram Casquilha aos 2m e 45m, Edinho aos 30m e Lary aos 54m e para o Nacional marcaram Serginho aos 10m, Paulo Assunção aos 19m, Adriano aos 29m e Patacas aos 59m.
Em 2004/05, a equipa ficou no 12º lugar e Patacas disputou um total de 24 jogos. Na época seguinte, com Manuel Machado, a equipa ficou em 5º lugar e Patacas jogou em 32 jogos, no total.
Em 2006/07, jogou 30 jogos e marcou 1 golo, no 8º lugar da equipa. Esse golo ocorreu a 21 de Outubro na vitória por 4-0 no Bessa. Marcaram pelo Nacional, Rodrigo Silva aos 3m, José Vítor aos 15m, Patacas aos 54m e Cissé, na própria baliza aos 69m.
Na época passada, o Nacional ficou em 10º lugar e Patacas jogou em 29 jogos, no total, marcando 1 golo na Taça. Foi na 4ª Eliminatória, na vitória por 5-0 frente ao Cova da Piedade. Lipatín marcou 3 golos, aos 21m, 43m e 91m, Ricardo Fernandes marcou aos 35m e Patacas marcou aos 86m.
Esta época, Patacas já leva 29 jogos na excelente época do Nacional que está em 5º lugar. É para mais o capitão de equipa. Isto, apesar de quase ter sido transferido no início da época para o CSKA Sófia, sendo que à última hora Patacas abortou o negócio para ficar no Nacional.



Carreira

1996/97: Lourinhanense

1997/98: Lourinhanense
Sporting

1998/99: Sporting
Lourinhanense

1999/00: Santa Clara

2000/01: Campomaiorense

2001/02: Campomaiorense

2002/03: Nacional

2003/04: Nacional

2004/05: Nacional

2005/06: Nacional

2006/07: Nacional

2007/08: Nacional

2008/09: Nacional

Carreira no Sporting*

1997/98: 3;- / -;- / -;-
(Desde Janeiro)

1998/99: 4;- / -;- / 1;-
(Até Janeiro)

*Época: Campeonato (J; G)/ Taça (J;G)/ Europa (J;G)

Avaliação: Flop

segunda-feira, 30 de março de 2009

Nº29: Gisvi Isaque Andrade Antunes


  • Gisvi Isaque Andrade Antunes.
  • Avançado.
  • Nasceu a 6 de Março de 1982 na Namíbia.
  • Títulos no Sporting: 1 Taça de Portugal (2001/02).

O Gisvi foi um avançado da formação do Sporting que nunca demonstrou ser capaz de integrar a equipa principal, jogando apenas na Taça. Avançado móvel que descaía para os flancos, destacava-se pela rapidez e por abrir espaços para os colegas entrarem na área. Deixou o futebol esta época.

Começou a sua formação no U. Santarém onde jogou nos iniciados. Nos juvenis mudou-se para o Alcanenense, para depois ser “caçado” pelo Sporting. Logo em 2000/01, é chamado a fazer 2 jogos na extinta equipa B e marca 1 golo.
Em 2001/02, tem a sua época mais concretizadora ao marcar 8 golos em 29 jogos pela equipa B e sendo chamado por Boloni para fazer 2 jogos pela equipa principal, ambos na Taça de Portugal e ambos contra o Alverca.
O primeiro foi a 28 de Dezembro, em Alverca, num jogo que acabou 0-0, mesmo após prolongamento. A equipa alinhou da seguinte maneira: Nelson; Beto, Quiroga, Babb e Rui Jorge; Quaresma, Rui Bento (Gisvi, 98m), Paulo Bento, Hugo Viana (Tello, 68m) e Pedro Barbosa; Lourenço (Luís Filipe, 74m).
No jogo do desempate jogou a primeira parte, saindo logo no início da segunda. O Sporting venceu em Alvalade por 2-1 com golos de João Pinto aos 76m e Jardel aos 86m e alinhou desta maneira: Nelson; César Prates (André Cruz, 73m), Quiroga, Babb e Tello; Pedro Barbosa, Rui Bento, Diogo (Quaresma, 52m) e Hugo Viana; Gisvi (João Pinto, 46m) e Jardel. Registe-se que o Sporting esteve a perder e acabou com menos 2 jogadores, pois Babb e Tello foram expulsos com um intervalo de 1 minuto apenas.

Na época seguinte, fez 21 jogos pela equipa B, marcando 5 golos, para em 2003/04 fazer 24 jogos e marcar apenas 2 golos.
Foi dispensado e rumou ao Lousada para marcar 5 golos em 18 jogos, para depois jogar no Fátima e marcar o mesmo número de golos em 18 jogos.
Em 2005/06, sofreu o flagelo dos salários em atraso na Ovarense, mas ainda marcou 4 golos em 8 jogos. Foi depois para o Ethnikos onde apenas jogou 1 jogo e regressou ao Lixa para marcar 6 golos em 25 jogos.
Em 2007/08, rumou a Espanha para representar o San Isidro, mas foi dispensado rumo ao Zamora a meio da época. Este ano apesar de estar registado como jogador do Zamora, apareceu no Record como comissário de bordo da TAP numa viagem de uma equipa portuguesa ao estrangeiro.


Carreira

2000/01: Sporting B

2001/02: Sporting B
Sporting

2002/03: Sporting B

2003/04: Sporting B

2004/05: Lousada
Fátima

2005/06: Ovarense
Ethnikos

2006/07: Lixa

2007/08: San Isidro
Zamora

2008/09: Zamora

Carreira no Sporting*

2001/02: -;- / 2;- / -;-

*Época: Campeonato (J; G)/ Taça (J;G)/ Europa (J;G)

Avaliação: Flop