domingo, 30 de agosto de 2009

Nº43: Emmanuel Amunike


  • Emmanuel Amunike.
  • Extremo Esquerdo/Avançado.
  • Nasceu a 25 de Dezembro de 1970 em Eze Obodo (Nigéria).
  • Títulos no Sporting: 1 Taça de Portugal (1994/95) e 1 Supertaça (1995/96).
  • 40 Internacionalizações pela Nigéria com 8 golos marcados.

Quem não se lembra do pequeno Amunike (ou Amuneke como até é mais correcto, mas tratemo-lo pelo nome com que ficou mais conhecido) no flanco esquerdo ou a fazer os seus lançamentos longos para a área? Este extremo esquerdo que podia jogar também a avançado, esteve no Sporting durante duas épocas e meia, deixando muitas saudades aos adeptos. Era um jogador muito rápido, possuidor de uma excelente técnica e de um potente remate que praticamente acabou a sua carreira depois de ter saído do Sporting, sendo vítima de muitas lesões. Os seus irmãos mais novos também são jogadores de futebol, tendo ambos passado por Portugal. De facto, Kevin joga no Nacional depois de ter estado no V. Setúbal e Kingsley jogou no Fornos de Algodres e no Mangualde.



Começou a sua carreira no Concord, passando em 1990 para o Julius Berger, onde ficou até ao ano seguinte, transferindo-se para o Zamalek do Egipto.
Aqui foi onde começou a jogar todo o seu futebol. Na primeira época jogou em 27 jogos, marcando 4 golos. Na época seguinte, estreou-se pela selecção numa época em que marcou 9 golos em 24 jogos disputados.A sua última época no Egipto foi em 1993/94 onde fez 20 jogos e marcou 13 golos, sendo convocado para o Mundial. Aqui foi uma das estrelas da Nigéria, jogando em todos os 4 jogos (foram eliminados, após prolongamento, pela Itália, nos oitavos de final, e marcou 2 golos. Um contra a Bulgária na fase de grupos e o outro contra a Itália. Captou logo o interesse do Sporting e Sousa Cintra teve que mover mundos para ir buscá-lo ao Egipto. A história conta-se da seguinte maneira: soube-se do interesse de um clube alemão e Sousa Cintra decidiu que tinha que ir buscar Amunike ao Egipto, conseguindo um passaporte depois das instâncias competentes já terem fechado. Chegado ao Egipto, com o intérprete, reuniu-se com os dirigentes do Zamalek. Metade destes queria o acordo com o clube alemão, houve facas à mostra, mas Sousa Cintra acabou por sair com o contrato assinado. No aeroporto, dirigentes do clube alemão ainda tentaram raptar Amunike, mas sem sucesso e este tornou-me mesmo jogador do Sporting de Carlos Queiroz.



Fez a sua estreia apenas na 9ª jornada na vitória frente ao Beira-Mar por 2-0 com golos de Juskowiak aos 8m e Pedro Miguel na própria baliza aos 89m. A equipa que alinhou nesse dia foi a seguinte: Costinha; Nelson, Marco Aurélio, Naybet e Vujacic; Figo, Peixe, Balakov (Carlos Xavier) e Amunike; Sá Pinto (Chiquinho Conde) e Juskowiak. Marcou o seu primeiro golo com a camisola leonina na 13ª jornada e logo o golo da vitória frente ao Benfica, aos 56m desse jogo. Para a história fica o onze escalonado por Queiroz: Costinha; Nelson, Marco Aurélio, Naybet e Vujacic; Figo, Peixe, Carlos Xavier (Filipe, 45m), Balakov (Sá Pinto, 73m) e Amunike; Juskowiak.Ao todo marcou 8 golos nos 24 jogos que disputou em todas as competições, vencendo a Taça de Portugal.



Equipa do Sporting em 1995/96.
Em cima, da esquerda para a direita: Ouattara, Vidigal, Pedro Barbosa, Naybet, Costinha e Marco Aurélio.
Em baixo, pela mesma ordem: Amunike, Pedro Martins, Assis, Nelson e Oceano.

Na época seguinte, venceu a Supertaça e foi determinante ao longo da época com um total de 31 jogos disputados em todas as competições e 9 golos marcados. O seu primeiro jogo do Campeonato foi a derrota na 1ª jornada nas Antas por 2-1, com o golo do Sporting a ser marcado por Ouattara aos 24m, sendo expulso aos 48m. Nesse dia, o Sporting alinhou com: Costinha; Nelson, Naybet, Marco Aurélio e Vujacic; Pedro Barbosa (Chiquinho Conde, 61m), Oceano, Carlos Xavier (Vidigal, 31m), Assis e Amunike; Ouattara (Paulo Alves, 68m). Os seus primeiros golos surgiram na vitória por 7-1 frente ao Campomaiorense, na 4ª jornada, aos 35m e 81m. Os restantes foram marcados por Oceano aos 44m e 66m, Pedro Barbosa aos 47m, Sá Pinto aos 77m e Paulo Alves aos 88m.
A época de 1996/97 foi a sua última no Sporting, ficando apenas até Dezembro. Jogou um total de 12 jogos com 4 golos marcados. No Campeonato, marcou 3 golos, frente ao Rio Ave, Leça e Gil Vicente. Na Taça marcou no seu último jogo com a camisola do Sporting, frente ao Rio Ave (4-1 após prolongamento, com golos de Iordanov aos 2m, Amunike aos 102m e Paulo Alves aos 107m e 110m). O Sporting de Octávio Machado alinhou com: De Wilde; Luís Miguel, Beto, Marco Aurélio e Balajic; Pedro Barbosa (Paulo Alves, 84m), Oceano, Hadji (Afonso Martins, 66m), Pedro Martins e Amunike (Dominguez, 103m); Iordanov.Em Dezembro, foi contratado pelo Barcelona a troco de 3,7 milhões de dólares, mas começou a lesionar-se com mais frequência, podendo jogar apenas no final da época. Ainda fez 19 jogos e marcou 1 golo, mas nas 3 épocas seguintes ficou em branco.



Em 2000/01 foi emprestado ao Albacete por 2 épocas. Na primeira, marcou 1 golo e 11 jogos e na segunda apenas fez 6 jogos.Saiu para a Coreia do Sul onde jogou nos Busan Icons, antes de acabar a carreira em 2004 no Al-Wahdat dos Emiratos Árabes Unidos. Em 2008/09, depois de ter estado em cursos de treinador na Europa assumiu o comando do Julius Berger, saindo no final da época.


Carreira

1989: Concord

1990: Julius Berger

1991/92: Julius Berger
Zamalek

1992/93: Zamalek

1993/94: Zamalek

1994/95: Sporting

1995/96: Sporting

1996/97: Sporting
Barcelona

1997/98: Barcelona

1998/99: Barcelona

1999/00: Barcelona

2000/01: Albacete

2001/02: Albacete
Busan Icons

2002/03: Busan Icons
Al-Wahdat

Carreira no Sporting*

1994/95: 21;7 / 3;1 / -;-

1995/96: 23;7 / 5;2 / 3;-

1996/97: 8;3 / 1;1 / 3;-
(Até Dezembro)

*Época: Campeonato (J; G)/ Taça (J;G)/ Europa (J;G)

Avaliação: Craque

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Nº42:Walter Machado da Silva Filho, “Valtinho”



  • Walter Machado da Silva Filho, "Valtinho".
  • Médio Centro/Defesa Direito/Esquerdo.
  • Nasceu a 5 de Fevereiro de 1967 em Ribeirão Preto (Brasil).
  • Títulos no Sporting: Nada a assinalar.


Valtinho, o rei dos cartões, foi um médio brasileiro que passou uma época no Sporting, no meio das suas muitas épocas em Portugal. Também jogava a lateral esquerdo ou direito, conforme era preciso, ficando marcado pelo seu estilo raçudo e agressivo com que encarava cada lance, sendo que era muitas vezes admoestado com cartões de ambas as cores devido a esse mesmo estilo. Possuía um forte pontapé que o fazia marcar alguns golos em remates de longe. Dizer que há alguma ignorância acerca de alguns clubes por onde passou.

Alto e forte (1.90m e 90kg), chegou a Portugal para jogar no Sporting Braga com apenas 19 anos. A primeira época foi de adaptação e apenas jogou em 6 jogos.
A época seguinte já foi de afirmação, com Manuel José a dar-lhe oportunidades de jogo em 21 jogos, tendo Valtinho marcado 1 golo no 11º lugar da equipa no Campeonato. Em 1988/89, o Braga de Vítor Manuel ficou em 7º lugar com um Valtinho de alto nível a marcar 4 golos em 27 jogos. Daí a ser contratado para o Sporting de Manuel José foi apenas um passo.

Equipa do Sporting em 1989/90 (jogo da 1ª jornada).
Em cima da esquerda para a direita: Venâncio, João Luís, Valtinho, Miguel, Douglas e Ivkovic.
Em baixo pela mesma ordem: Marlon, Gomes, Paulinho Cascavel, Carlos Xavier e Carlos Manuel.


Começou a época a titular e a todo o gás com 2 golos nos primeiros dois jogos. Fez a sua estreia na 1ª jornada na vitória sobre o V. Guimarães por 3-2 com golos de Paulinho Cascavel aos 43m, Valtinho aos 68m e Douglas aos 88m. Nesse dia, o Sporting alinhou com: Ivkovic; João Luís, Miguel, Venâncio e Valtinho; Carlos Manuel (José Lima, 78m), Carlos Xavier, Douglas e Marlon; Paulinho Cascavel e Fernando Gomes (Ali Hassan, 89m).
Na jornada seguinte, marcou o golo da vitória em Aveiro aos 26m. Marcaria o seu último golo pelo Sporting na vitória por 2-1 nos Barreiros aos 32m depois do golo de Gomes aos 15m. O Sporting alinhou nesse dia com: Ivkovic; Oceano, Luisinho, Venâncio e Leal; Marinho (Carlos Xavier, 77m), Valtinho, Carlos Manuel, Douglas e Marlon; Gomes (Cadete, 86m).
O seu último jogo pelo Sporting foi na 27ª jornada, depois de algumas lesões, frente ao Braga no empate (1-1) com golo de Carlos Xavier aos 29m. A equipa do Sporting escalonada por Raúl Águas foi a seguinte: Vital; João Luís, Luisinho, Venâncio e Paulo Torres; Douglas, Oceano, Carlos Xavier (Valtinho, 80m) e Marlon; Cadete (Paulinho Cascavel, 74m) e Gomes.
Saiu no final da época para voltar a Braga com Raúl Águas, mas apenas jogou em 11 jogos. Em 1991/92, foi para o Penafiel. A equipa desceu de divisão, mas isso não impediu uma excelente época de Valtinho com 6 golos em 24 jogos disputados. Ficou na principal divisão do futebol português para jogar no Paços de Ferreira e marcar 2 golos em 21 jogos. Nesses 21 jogos recebeu 19 cartões amarelos e 2 vermelhos.

Regressou ao Brasil, desconhecendo-se os clubes voltando a Portugal para jogar na Divisão de Honra ao serviço do U. Madeira. Muito pesado jogou apenas em 7 jogos, marcando 1 golo. Voltou ao Brasil e só se conhece a estada em 1999 no Vitória Espírito Santo.

Carreira

1986/87: Sp. Braga

1987/88: Sp. Braga

1988/89: Sp. Braga

1989/90: Sporting

1990/91: Sp. Braga

1991/92: Penafiel

1992/93: Paços Ferreira

1996/97: U. Madeira

1999: Vitória Espírito Santo

Carreira no Sporting*

1989/90: 14;3 / 1;- / 2;-

*Época: Campeonato (J; G)/ Taça (J;G)/ Europa (J;G)

Avaliação: Flop

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Nº41: Francisco Queriol Conde Júnior, "Chiquinho Conde"




  • Francisco Queriol Conde Júnior, “Chiquinho Conde”.
  • Avançado.
  • Nasceu a 22 de Novembro de 1965 na Beira (Moçambique).
  • Títulos no Sporting: 1 Taça de Portugal (1994/95) e 1 Supertaça (1995/96).
  • Internacional por Moçambique.


Chiquinho Conde foi um avançado moçambicano que fez a sua carreira em Portugal, tornando-se um ídolo no Vitória de Setúbal, o que o fez chegar a Alvalade, sendo que não revelou todo o seu dote goleador tornando-se mais um flop das nossas linhas avançadas dos anos 90.








Começou a sua carreira em Moçambique ao serviço do Maxaquene, antigo Sporting de Lourenço Marques e aí ganhou o passaporte para Portugal. Chegou ao Belenenses na época de 1987/88 para jogar 21 jogos e marcar 8 golos no excelente 3º lugar da turma do Restelo no Campeonato Nacional.
Na época seguinte, o Belenenses ficou em 6º lugar e Chiquinho jogou em 30 partidas, marcando 6 golos. A época de 1989/90 ficou marcada por novo 6º lugar da equipa de Belém, com o jogador moçambicano a marcar 11 golos em 33 jogos. Finalmente, em 1990/91, encerrou a sua primeira passagem pelo Belenenses com 4 golos em 31 jogos, num campeonato em que a equipa desceu de divisão.Em 1991, foi para Braga participar em 22 jogos e marcar 3 golos no 11º lugar da equipa. Foi dispensado rumo a Setúbal para fazer dupla mortífera com Yekini na Divisão de Honra. Chiquinho marcou 12 golos em 28 jogos e Yekini marcou 34 golos em 32 jogos. Na época seguinte, a equipa conseguiu um excelente 6º lugar na divisão principal sob o comando de Raul Águas, com a dupla africana novamente em grande forma. Yekini foi o melhor marcador com 21 golos em 28 jogos e Chiquinho conseguiu a excelente marca de 15 golos em 30 jogos. Esta época valeu a transferência de Yekini para o Olympiacos e de Chiquinho Conde para o Sporting de Carlos Queiroz.






Estreou-se a titular na 1ª jornada do Campeonato em que o Sporting visitou o sempre difícil S. Luís em Faro e venceu por 2-0 com golos de Juskowiak aos 32m e de Sá Pinto aos 75m. Nesse dia, o Sporting alinhou com: Lemajic; Nelson, Marco Aurélio, Naybet e Vujacic; Oceano, Valckx e Balakov (Filipe, 84m); Sá Pinto, Chiquinho Conde (Carlos Xavier, 65m) e Juskowiak
O seu primeiro golo ocorreu na jornada seguinte, na vitória do Sporting por 2-1 frente ao Belenenses, com golos de Figo aos 60m e de Chiquinho aos 80m. Marcou mais 2 golos nessa época: na 5ª jornada frente ao Boavista (2-2) e na 24ª jornada frente ao Tirsense (1-1). Ao todo foram 3 golos em 23 jogos.
Na época seguinte, apenas 4 jogos no Campeonato e apenas 1 a titular. Foi na 12ª jornada na vitória por 6-2 frente ao E. Amadora, com golos de Oceano aos 7m, Pedro Barbosa aos 14m, Amunike aos 44m, Sá Pinto aos 52m e 88m e de Pedro Martins aos 84m. O Sporting alinhou com: Costinha; Nelson, Naybet, Marco Aurélio e Nuno Valente; Pedro Barbosa, Oceano (Pedro Martins, 43m) e Dominguez (Vidigal, 73m); Sá Pinto, Chiquinho Conde (Dani, 77m) e Amunike.
O seu último jogo pelo Sporting foi na jornada seguinte, na vitória por 1-0 no Restelo com golo de Sá Pinto aos 60m. O Sporting alinhou com: Costinha; Nelson, Naybet, Marco Aurélio e Vujacic (Vidigal, 75m); Sá Pinto, Pedro Martins, Carlos Xavier, Amunike e Dominguez (Chiquinho Conde, 89m); Paulo Alves.
No mercado de Inverno saiu rumo ao Belenenses por empréstimo para fazer apenas 4 jogos sem qualquer golo marcado.







Na época de 1996/97, o Vitória de Setúbal tentou reeditar a dupla Yekini/Chiquinho Conde, mas sem grandes resultados, com Yekini a não estar em forma. Acabou por ser uma dupla Chiquinho Conde/Ayew, onde o moçambicano fez 7 golos em 20 jogos. Foi para o New England e na época seguinte, mudou-se para os Tampa Bay, voltando a Portugal, novamente para Setúbal a tempo de fazer 17 jogos e marcar 6 golos.
Em 1998/99, o Vitória apurou-se para as competições europeias, com um Chiquinho Conde em grande forma, a marcar 14 golos em 28 jogos.





A época de 1999/00, foi a última em Setúbal com 7 golos marcados em 30 jogos. A nível colectivo, as coisas não correram bem com a turma vitoriana a descer novamente de divisão.Mudou-se para o Alverca para apenas marcar 1 golos em 16 jogos realizados, antes de ir para a Divisão de Honra representar o Portimonense, marcando 2 golos em 33 jogos realizados. Em 2002/03, foi para o Imortal antes de encerrar a carreira duas épocas depois ao serviço do Montijo na 3ª Divisão Nacional. Tirou o curso de treinador e estagiou em Madrid e Manchester, antes de assumir o cargo de treinador do Maxaquene, seu primeiro clube.




Carreira

1986/87: Maxaquene

1987/88: Belenenses

1988/89: Belenenses

1989/90: Belenenses

1990/91: Belenenses

1991/92: Sp. Braga

1992/93: V. Setúbal

1993/94: V. Setúbal

1994/95: Sporting

1995/96: Sporting
Belenenses

1996/97: V. Setúbal
New England

1997/98: Tampa Bay
V. Setúbal

1998/99: V. Setúbal

1999/00: V. Setúbal

2000/01: Alverca

2001/02: Portimonense

2002/03: Imortal

2003/04: Imortal

2004/05: Montijo

Carreira no Sporting*

1994/95: 23;3 / 3;- / -;-

1995/96: 4;- / 1;- / -;-
(Até Dezembro)

*Época: Campeonato (J; G)/ Taça (J;G)/ Europa (J;G)

Avaliação: Flop

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Nº40: Maurício Fábio Hanuch


  • Maurício Fábio Hanuch.
  • Extremo Direito.
  • Nasceu a 16 de Novembro de 1976 em Ciudad Evita (Argentina).
  • Títulos no Sporting: 1 Campeonato Nacional (1999/00).

Maurício Hanuch, o Turco, foi um promissor extremo direito argentino que passou pelo Sporting sem, contudo, vingar. Um flop, numa época memorável, não fosse a época de 1999/00 a do regresso do Sporting ao título de campeão nacional que escapava há 18 anos. Apenas jogou uma época no Sporting, sendo emprestado no que restou do contrato. Hoje, continua a jogar no seu país natal, sem atingir o fulgor da sua juventude.


Começou a jogar no Platense, progredindo rapidamente até à primeira equipa com apenas 17 anos. Até aos 19 apenas jogou em 11 jogos, marcando 1 golo. Depois, na época 1996/97 começou a explodir fazendo já 14 jogos. Na época seguinte, marcou 9 golos em 29 jogos o que lhe valeu uma transferência para o Independiente.
Nesse clube marcou 3 golos em 34 jogos e cimentou o seu estatuto no futebol argentino. Chegados ao defeso da época 1999/00, os jornais noticiavam uma luta entre Sporting e Benfica por Hanuch.
Chegou a ser dado como certo no Benfica de Juup Heynckes, mas à última hora foi apresentado pelo Sporting, sendo reforço para a nova época juntamente com Schmeichel, Toñito, De Franceschi e Ayew.
Estreou-se na 1ª jornada, como suplente utilizado, no empate a 2 em casa do Santa Clara. Entrou aos 61m para o lugar de Quim Berto, para 3 minutos depois dar o golo a Acosta. Como titular, apenas fez 3 jogos, o primeiro dos quais já com Augusto Inácio a treinador, na 6ª jornada, em Alvalade, frente ao Boavista. O Sporting venceu por 2-0 com golos de Delfim aos 36m e Acosta aos 87m e alinhou da seguinte maneira: Schmeichel; Saber, Vidigal, Quiroga e Rui Jorge; Hanuch (De Franceschi, 75m), Delfim, Duscher e Pedro Barbosa; Edmilson (Iordanov, 60m) e Acosta (Ayew, 89m).O seu último jogo com a camisola do Sporting foi na 17ª jornada na vitória caseira frente ao Salgueiros por 2-0, com golos de Acosta aos 34m e 52m. O Sporting alinhou com: Schmeichel; César Prates, Beto, André Cruz e Rui Jorge; Pedro Barbosa (Hanuch, 71m), Vidigal, Delfim e De Franceschi (Iordanov, 76m); Mbo Mpenza (Toñito, 71m) e Acosta. Após este jogo não mais voltou a ser opção ora por culpa de arreliadoras lesões ora por mera opção técnica, mas sagrou-se campeão nacional à semelhança da equipa.




Em 2000/01, foi emprestado aos Estudiantes, fazendo apenas 12 jogos, para na época seguinte regressar a Portugal para ser emprestado ao Santa Clara. Nos Açores, raramente foi opção por culpa de lesões musculares, disputando ainda 9 jogos com 1 golo marcado. No último ano do contrato voltou a ser emprestado ao Badajoz, onde pouco jogou.




Acabando contrato com o Sporting, regressou ao país natal para disputar 26 jogos e marcar 2 golos pelo Olimpo. Na época seguinte, passou por dois clubes. No Talleres marcou 1 golo em 9 jogos e no Defensores Belgrano fez apenas 11 jogos.
Em 2006, teve uma experiência no Brasil com apenas 3 jogos no Rio Branco, para logo em seguida, regressar à Argentina para fazer 14 jogos pelo Nueva Chicago.Na época de 2007/08, no mesmo clube, fez apenas 11 jogos, para ter uma experiência na Albânia, de apenas 4 jogos pelo Dínamo Tirana. Agora, encontra-se no Platense, o seu primeiro clube, onde fez 20 jogos e marcou 1 golo.





Carreira

1993/94: Platense

1994/95: Platense

1995/96: Platense

1996/97: Platense

1997/98: Platense

1998/99: Independiente

1999/00: Sporting

2000/01: Estudiantes

2001/02: Santa Clara

2002/03: Badajoz

2003/04: Olimpo

2004/05: Talleres
Defensores Belgrano

2005/06: Rio Branco

2006/07: Nueva Chicago

2007/08: Nueva Chicago
Dinamo Tirana

2008/09: Platense

Carreira no Sporting*

1999/00: 11;- / 2;- / 2;-

*Época: Campeonato (J; G)/ Taça (J;G)/ Europa (J;G)

Avaliação: Flop

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Nº39: Cipriano Nunes dos Santos




  • Cipriano Nunes dos Santos.
  • Guarda-redes.
  • Nasceu a 13 de Janeiro de 1901 em Almada.
  • Já falecido.
  • Títulos no Sporting: 1 Campeonato de Portugal (1922/23) e 4 Campeonatos de Lisboa (1922/23, 1924/25, 1927/28 e 1930/31).
  • 2 Internacionalizações.


Hoje fazemos uma viagem a um passado longínquo, ao primeiro guarda-redes campeão de Portugal pelo Sporting. Cipriano dos Santos que passou num ápice para a primeira categoria leonina esteve no clube durante uma década, suficiente para se tornar no primeiro grande guarda-redes do clube numa altura em que os resultados eram mais “gordos”. Antes, uma pequena explicação sobre o modelo de competições, em Portugal, durante o tempo de Cipriano.Fazia-se primeiro o Campeonato de Lisboa, que contava com 10 jornadas, passando posteriormente a 14. Depois o campeão ou, como veio a acontecer depois, os primeiros classificados disputavam o Campeonato de Portugal para apurar o campeão. Este Campeonato era disputado em regime de eliminatórias até à final.


Primeiros campeões de Portugal. Cipriano é o guarda-redes, obviamente e reconhece-se o carismático Francisco Stromp em baixo.

Nascido no seio de uma família humilde em Almada, Cipriano chegou ao Sporting no início dos anos 20, passando num ápice para suplente de Amadeu Cruz. Em 1922/23, chegou a sua oportunidade que nunca mais largou. A 11 de Março, o Sporting foi ao campo do Internacional carimbar a vitória no Campeonato de Lisboa e venceu por 2-0 com golos de Rodrigues Ferreira e Jaime Gonçalves. Nesse dia, o Sporting liderado por Augusto Sabbo alinhou com: Cipriano dos Santos; Rodrigues Ferreira e Jorge Vieira; Francisco Stromp, Filipe dos Santos e José Leandro; Torres Pereira, Jaime Gonçalves, João Francisco Maia, Emílio Ramos e Carlos Fernandes.
A 24 de Junho de 1923, o Sporting sagrava-se pela primeira vez campeão de Portugal ao vencer a Académica, na final, em Faro por 3-0 com 2 golos de Rodrigues Ferreira e 1 de Francisco Stromp. Nesse histórico dia, Augusto Sabbo colocou em jogo: Cipriano dos Santos; Rodrigues Ferreira e Jorge Vieira; José Leandro, Filipe dos Santos e Henrique Portela; Torres Pereira, Jaime Gonçalves, Francisco Stromp, João Francisco Maia e Carlos Fernandes.Na época seguinte, iniciou um período de 7 épocas em que foi sempre totalista. O Sporting não conseguiu o apuramento para o Campeonato de Portugal, mas registe-se a vitória por 3-0 no campo do eterno rival Benfica a contar para o Campeonato de Lisboa, com 2 golos de João Francisco Maia e 1 de Jaime Gonçalves.






Em 1924/25, o Sporting voltou a vencer o Campeonato de Lisboa, mas perdeu a final do Campeonato de Portugal para o FC Porto, por 2-1, com o golo leonino a ser apontado por Jaime Gonçalves aos 50m. O Sporting alinhou com: Cipriano dos Santos; Rodrigues Ferreira e Jorge Vieira; José Leandro, Filipe dos Santos e Martinho de Oliveira; Torres Pereira, Jaime Gonçalves, Henrique Portela, João Francisco Maia e Emílio Ramos.
A época de 1925/26, marcou o novo formato do Campeonato de Lisboa que passou a ser disputado por 8 equipas: Sporting, Benfica, V. Setúbal, Carcavelinhos, Casa Pia, União de Lisboa, Belenenses e Império. O Sporting não chegou ao Campeonato de Portugal.Na época seguinte, o Sporting chegou ao Campeonato de Portugal, mas quedou-se pelos quartos de final ao ser eliminado pelo V. Setúbal. Destaque-se a espectacular goleada de 9-1 imposta à Académica nos oitavos de final da prova com 5 golos de Filipe dos Santos e 1 de Jaime Gonçalves, Agostinho Cervantes e José Manuel Martins, com Luís Trindade da Académica a marcar um auto-golo.




Em 1927/28, o Sporting fez uma época espectacular vencendo o Campeonato de Lisboa, só sendo derrotado na final do Campeonato de Portugal pelo Carcavelinhos por 3-1. Destaque-se a vitória por 18-0 frente ao Torres Novas e a finalíssima do Campeonato de Lisboa, com a vitória por 3-0 frente ao Benfica com golos de José Manuel Martins, Agostinho Cervantes e Abrantes Mendes. O treinador Filipe dos Santos colocou a seguinte equipa em campo: Cipriano; António Penafiel e Jorge Vieira; Manuel Matias, Francisco Serra e Moura e Martinho de Oliveira; Abrantes Mendes, João Francisco Maia, João Jurado, Agostinho Cervantes e José Manuel Martins.
No Verão de 1928, Cipriano foi convocado a par de outros jogadores do Sporting para os Jogos Olímpicos de Amesterdão. Portugal realizou uma prova muito boa, parando nos quartos de final aos pés do Egipto por 2-1. Cipriano não jogou, sendo suplente de António Roquete, guarda-redes do Casa Pia.
Nas duas épocas seguintes, o Sporting não venceu qualquer competição. Em 1930/31, o Sporting venceu o Campeonato de Lisboa, num percurso espectacular de 12 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com a curiosidade de estes resultados terem sido ambos com o Belenenses. Recorde-se a equipa que goleou o Carcavelinhos na última jornada por 5-0: Cipriano; Martinho de Oliveira e Jorge Vieira; Varela, Fernando Ferreira e Manuel Matias; Adolfo Mourão, Abrantes Mendes, Rogério de Sousa, Abelhinha e Mourinha. Os golos foram marcados por Rogério de Sousa e Mourinha (4 golos).
Na época seguinte, Cipriano apenas fez 5 jogos sofrendo 7 golos. Perdeu o lugar para Artur Dyson. O seu último jogo foi na derrota frente ao Luso por 3-2, com os golos leoninos a serem apontados por Mourinha e Faustino. Nesse dia, o treinador Artur John colocou a seguinte equipa em campo: Cipriano; João Jurado e Jorge Vieira; Carlos Rodrigues, Varela e Faustino; Abrantes Mendes, Abelhinha, Adolfo Mourão, Alfredo Valadas e Mourinha.Cipriano depois saiu do Sporting. O seu destino não é muito certo, com os registos a apontarem uma época no Boavista e outra na Académica. Esta figura histórica do Sporting foi internacional português em 2 ocasiões, sofrendo 3 golos.





Carreira

1922/23: Sporting

1923/24: Sporting

1924/25: Sporting

1925/26: Sporting

1926/27: Sporting

1927/28: Sporting

1928/29: Sporting

1929/30: Sporting

1930/31: Sporting

1931/32: Sporting

1932/33: Boavista

1933/34: Académica

Carreira no Sporting*

1922/23: 2;-2 / 2;-

1923/24: 8;-11 / -;-

1924/25: 8;-11 / 2;-2

1925/26: 14;-17 / -;-

1926/27: 14;-21 / 3;-3

1927/28: 15;-11 / 5;-5

1928/29: 14;-22 / 5;-8

1929/30: 14;-13 / 4;-8

1930/31: 12;-6 / -;-

1931/32: 5;-7 / -;-

*Época: Campeonato Lisboa (J;G)/Campeonato Portugal (J;G)

Avaliação: Craque

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Nº38: Hamilton de Souza, “Careca”


  • Hamilton de Souza, “Careca”.
  • Médio Ofensivo/Avançado.
  • Nasceu a 27 de Setembro de 1968 em Passos (Brasil).
  • Títulos no Sporting: Nada a assinalar.
  • 9 Internacionalizações pelo Brasil.

O Careca foi um avançado brasileiro que passou pelo Sporting no início dos anos 90, sem grande sucesso. Aliás, dele dizia-se ser o novo Eusébio, mas acabou por não demonstrar o grande potencial que tinha no Brasil.




Começou a sua carreira no Cruzeiro, com apenas 18 anos. Fez 4 anos aí, sem vencer nenhum título estando apenas perto de conquistar o Campeonato Brasileiro logo na época de estreia.
Logo a 7 de Julho de 1988 estreou-se na principal selecção brasileira, num amigável frente à Austrália que o Brasil venceu por 1-0 com golo de Romário aos 31m. Carlos Alberto Silva colocou a seguinte selecção em campo: Taffarel; Jorginho, Aloísio, Ricardo Gomes e Nelsinho; Ademir (Milton, 85m), Geovani Silva, Careca (Edu Manga, 62m) e Muller; Romário e Valdo. Como curiosidade referir que do outro lado, na selecção australiana, estava um futuro jogador do Sporting, que chegou ao clube ao mesmo tempo que Careca, ou seja, Bozinovski.A sua última internacionalização ocorreu a 22 de Junho de 1989, num amigável com o AC Milan. A equipa brasileira orientada por Lazaroni alinhou da seguinte forma: Taffarel, Mazinho, André Cruz, Ricardo Gomes e Branco (Paulo Roberto); Silas, Bernardo, Geovani Silva e Cristóvão; Charles (Gerson) e Edu Manga (Careca). O jogo terminou empatado 0-0.





No Verão de 1990, Sousa Cintra contratou Marinho Peres para treinador do Sporting e apenas dois reforços: Bozinovski e Careca. Careca foi apresentado como sendo o novo Eusébio devido à sua parecença física com o Rei.
Fez a sua estreia logo na 1ª jornada do Campeonato e logo a marcar. Foi na vitória em Alvalade frente ao V. Guimarães por 3-0 com golos de Careca aos 65m, Venâncio aos 76m e Fernando Gomes aos 86m. Nesse dia, o Sporting alinhou com: Ivkovic; Carlos Xavier, Luisinho, Venâncio e Leal; Douglas (Bozinovski, 75m), Oceano, Litos e Careca (Filipe, 85m); Jorge Cadete e Fernando Gomes. Ao longo dessa época marcaria 8 golos em 30 jogos do Campeonato e mais 1 golo na Taça UEFA. Foi na vitória por 7-0 frente ao Timisoara, aos 78m, com os restantes 6 golos a serem apontados por Fernando Gomes aos 36m e 60m, Jorge Cadete aos 32m, 49m e 63m e Bozinovski aos 89m. Ficaria conhecido o episódio em que Sousa Cintra pouco antes da 2ª Mão dos Quartos de Final da Taça UEFA lhe disse no balneário: “Tens de mostrar que não és nenhuma merda. És o melhor e Itália toda vai estar a olhar para ti”.Na época seguinte, Careca só foi utilizado em 2 jogos no Campeonato e 1 na Taça UEFA, frente ao Dínamo Bucareste.




O seu primeiro jogo no Campeonato foi na 14ª jornada na vitória do Sporting em casa do Torreense por 2-1 com golos de Figo aos 52m e Jorge Cadete aos 87m. O Sporting alinhou com: Ivkovic; Marinho, Luisinho, Venâncio e Leal; Figo, Peixe, Filipe, Balakov e Careca (Tozé, 56m, João Luís, 88m); Jorge Cadete.
O seu último jogo oficial com a camisola do Sporting foi na 19ª jornada no empate 0-0 em Famalicão. O Sporting alinhou com: Ivkovic; Marinho, Luisinho, Leal e Paulo Torres; Figo (Litos, 70m), Peixe, Douglas e Filipe (Careca, 78m); Balakov e Jorge Cadete.
Na época seguinte rumou ao Famalicão para fazer apenas 10 jogos antes de voltar ao Brasil, para o “seu” Cruzeiro.Passou, depois, por Ponte Preta, América, Londrina, Coritiba, Democrata, Vila Nova e novamente América antes de encerrar a carreira em 2000.




Carreira

1987: Cruzeiro

1988: Cruzeiro

1989: Cruzeiro

1990: Cruzeiro

1990/91: Sporting

1991/92: Sporting

1992/93: Famalicão

1994: Cruzeiro

1995: Ponte Preta

1996: América

1997: Londrina
Coritiba

1998: Democrata
Vila Nova

1999: América

2000: América

Carreira no Sporting*

1990/91: 30;8 / 1;- / 7;1

1991/92: 2;- / -;- / 1;-

*Época: Campeonato (J; G)/ Taça (J;G)/ Europa (J;G)

Avaliação: Flop

terça-feira, 30 de junho de 2009

Nº37: Fernando Manuel Antunes Mendes




  • Fernando Manuel Antunes Mendes.
  • Defesa Esquerdo.
  • Nasceu a 5 de Novembro de 1966 em Setúbal.
  • Títulos no Sporting: 1 Supertaça de Portugal (1987/88).
  • 11 Internacionalizações.


Fernando Mendes, lateral esquerdo internacional português, relativamente apreciado por sportinguistas, bastante apreciado por portistas, odiado pelos benfiquistas. Este jogador, bastante irreverente e sem papas na língua, foi formado em Alvalade, saindo em 1989 por divergências com a direcção. Será considerado craque, pois brilhou por onde passou, com excepção do Benfica, sendo um dos últimos grandes laterais esquerdos portugueses, destacando-se pela sua raça a defender e por gostar de subir no terreno. Actualmente, anda nas bocas do mundo, já que, por coincidência, lançou um livro em que assume ter usado doping depois de sair do Sporting e em que faz acusações bastante graves a certos clubes por onde passou.








Este montijense de gema, como se auto-intitula, foi o único jogador a passar pelos cinco clubes que foram campeões portugueses. Começou a jogar futebol nos iniciados do Montijo, entrando em Alvalade, em 1980, para os iniciados. Aí fez todo o seu percurso de formação, sendo internacional português em todos os escalões de formação.
Em 1985, no último jogo da época, o treinador interino Pedro Gomes resolve chamá-lo para o banco, promovendo mesmo a sua estreia, com apenas 18 anos. Foi no dia 2 de Junho, quando entrou aos 60m para o lugar de Mário Jorge, na vitória leonina, em Alvalade, sobre o V. Setúbal por 4-0.
Na época seguinte, foi aposta desde o início do treinador Manuel José. Estreou-se a titular logo na 1ª jornada do Campeonato, na vitória por 6-0, em Alvalade, frente ao Penafiel, com 1 golo de Mário Jorge aos 44m e 5 golos de Manuel Fernandes aos 14m, 20m, 53m, 72m e 84m. A equipa que alinhou nesse dia foi a seguinte: Vítor Damas; Gabriel, Morato, Venâncio e Fernando Mendes; Litos, Sousa, Romeu e Mário Jorge; Manuel Fernandes e Jordão. Nessa época, o Sporting ficou em 3º lugar, com Fernando Mendes a somar 33 jogos no total de todas as competições.







Sporting 1986/87



Na época seguinte, voltou a ser aposta de Manuel José e chegou mesmo à selecção, tendo o seu ponto alto o jogo com o Barcelona. Vamos por partes. Na 1ª jornada do Campeonato, o Sporting recebeu e venceu o Chaves por 3-1 com golos de Manuel Fernandes aos 70m e 85m e Meade aos 35m. Nesse dia, o Sporting alinhou com: Vítor Damas; Gabriel (Litos, 34m), Morato, Venâncio e Fernando Mendes; Virgílio (Oceano, 67m), Zinho, Negrete e Mário Jorge; Manuel Fernandes e Meade.
No dia 12 de Outubro chegou à selecção A, no empate caseiro 1-1 frente à Suécia. Jogou de início na equipa delineada por Ruy Seabra: Zé Beto; Veloso, Eduardo Luís, Dito e Fernando Mendes; Jaime, Nunes, Alberto, Shéu (Coelho, 62m) e Adão (Mário Jorge, 72m); Manuel Fernandes.
Finalmente, um dos seus melhores jogos. A 5 de Novembro, no dia do vigésimo aniversário de Fernando Mendes, o Sporting recebeu o Barcelona depois de ter perdido por 1-0 em Camp Nou. No dia anterior, Mendes disse a Manuel José que faria 2 cruzamentos para golo, sendo que o treinador lhe prometeu uma lagosta se tal acontecesse. Ora, aos 40m e 60m, Fernando Mendes arrancou 2 excelentes cruzamentos para a cabeça de Negrete e Meade, marcando estes os 2 golos. O pior aconteceu perto do fim: Fernando Mendes isola-se, tenta o chapéu e falha por pouco, logo a seguir o Barcelona acaba com o jogo ao marcar um golo. Comeu a lagosta, mas ficou com o travo amargo de falhar o golo que daria a qualificação ao Sporting. Deixou de ser opção com Keith Burkinshaw, perfazendo um total de 25 jogos em todas as competições.Na época seguinte, a mesma situação, só se estreando à 8ª jornada no Bessa (0-0). A equipa alinhou com: Rui Correia; João Luís, Duílio, Morato e Fernando Mendes; Sealy, Oceano, Litos e Mário Jorge; Silvinho e Paulinho Cascavel. No final contabilizou um total de 28 jogos com a conquista da Supertaça frente ao Benfica.








A época de 1988/89, foi a sua última no Sporting, saindo por divergências com a direcção. Fez um total de 27 jogos com 1 golo marcado, o seu único com a camisola do Sporting em jogos oficiais. Foi na 27ª jornada, de novo sob o comando de Manuel José, o treinador da sua vida, na vitória por 1-0 em casa do Fafe. O golo foi apontado aos 48m, sendo que foi substituído por lesão aos 75m. Nesse dia, o Sporting alinhou com: Rodríguez; João Luís, Miguel, Morato e Fernando Mendes (Carlos Xavier, 75m); Oceano, Ricardo Rocha, Silas (Portela, 88m) e Carlos Manuel; Lima e Jorge Plácido.Rumou ao Benfica e fez apenas 5 jogos na sua primeira época. Eriksson não gostava dele e o sentimento tornou-se mútuo ao ponto de Fernando Mendes antes dos treinos pegar na sua pressão de ar e atirar umas chumbadas à porta do balneário do treinador sueco. Aliás, Mendes ficou marcado por um jogo na Luz onde foi completamente ridicularizado por Kostadinov, avançado do Porto. Na época seguinte, apenas 10 jogos, sendo emprestado ao Boavista em 1991/92, onde fez 32 jogos, voltando à Luz para jogar em apenas 13 jogos com 1 golo marcado. Saiu em 1993/94, para a Amadora, dizendo que estava arrependido de ter trocado o Sporting pelo Benfica.








Na Amadora, voltou aos velhos tempos, ao disputar 18 jogos, saindo para o Boavista na temporada seguinte para fazer 13 jogos apenas. Ainda na Amadora envolveu-se num caso de tribunal ao morder um bombeiro.
Em 1995/96 foi para o Belenenses disputar 31 jogos e 2 golos, não sendo, surpreendentemente, convocado para a selecção que disputou o Euro 96, tendo a sua última internacionalização frente à Grécia, antes do Europeu.
Transferiu-se para o Porto para fazer 3 épocas de grande nível, coroadas com 3 Campeonatos. Nesses 3 anos, fez 68 jogos e marcou 5 golos, tornando-se o melhor defesa esquerdo a actuar nessa altura em Portugal, mas sem nunca voltar à selecção.


Em 1999/00, vai para o Belenenses, para disputar 22 jogos e marcar 2 golos. Um desses golos foi na vitória na Luz, após a qual voltou a incendiar ânimos ao dizer que tinha prazer em ganhar a uma equipa foleira. No final da época ao não ser convocado por Humberto Coelho para o Euro 2000 volta a proferir declarações polémicas nas quais deixa transparecer a sua insatisfação pela não convocatória afirmando ser o melhor defesa esquerdo português.
Acabou a primeira parte da sua carreira em Setúbal onde fez duas épocas. Na primeira, disputou 29 jogos e marcou 10 (!) golos na Liga de Honra, para na segunda época, já na Primeira Liga disputar 22 jogos.Em 2004/05, resolveu voltar aos relvados (ou pelados) e foi para o “seu” Montijo, para passar as 3 épocas seguintes no São Marcos Ataboeira, onde foi colega de Pitico e Cadete. Agora está a jogar no Olímpico do Montijo. Há poucos dias, lançou o livro polémico “Jogo Sujo”, onde relata os casos de doping que viveu e presenciou. Um livro que vai dar que falar.




Carreira

1984/85: Sporting

1985/86: Sporting

1986/87: Sporting

1987/88: Sporting

1988/89: Sporting

1989/90: Benfica

1990/91: Benfica

1991/92: Boavista

1992/93: Benfica

1993/94: E. Amadora

1994/95: Boavista

1995/96: Belenenses

1996/97: FC Porto

1997/98: FC Porto

1998/99: FC Porto

1999/00: Belenenses

2000/01: V. Setúbal

2001/02: V. Setúbal

2004/05: Montijo

2005/06: São Marcos

2006/07: São Marcos

2007/08: São Marcos

2008/09: Olímpico Montijo

Carreira no Sporting*

1984/85: 1;- / -;- / -;-

1985/86: 23;- / 3;- / 7;-

1986/87: 21;- / 2;- / 2;-

1987/88: 26;- / 1;- / 1;-

1988/89: 23;1 / 1;- / 3;-

*Época: Campeonato (J; G)/ Taça (J;G)/ Europa (J;G)

Avaliação: Craque