quarta-feira, 20 de maio de 2009

3º Treinador: Ronald “Ronnie” Allen


  • Ronald “Ronnie” Allen.
  • Nasceu a 15 de Janeiro de 1929 em Fenton (Inglaterra).
  • Faleceu a 9 de Junho de 2001 em Great Wyrley (Inglaterra).
  • No Sporting durante: 8 meses.
  • Títulos no Sporting: 1 Taça de Portugal (1972/73).

Terceiro treinador apresentado neste blog, terceiro treinador inglês. Ronnie Allen foi um treinador inglês que passou pelo Sporting nos anos 70, com sucesso nulo. No seu palmarés figura uma Taça de Portugal ganha no clube leonino, mas não seria ele o treinador no Jamor, pois já tinha sido preterido em favor de Mário Lino, a até há pouco tempo pior derrota de sempre do Sporting na Europa e ainda uma das piores, senão mesmo a pior época de sempre do Sporting no Campeonato.

Como jogador foi dos melhores pontas de lança de Inglaterra e uma lenda do West Bromwich Albion. Dividido entre o rugby e o futebol acabou por prosseguir a carreira no segundo desporto, iniciando-a em 1946 no Port Vale. Em 4 anos no clube, marcou 34 golos em 123 jogos.
Em 1950, mudou-se para o WBA onde atingiu grande sucesso, vencendo uma Taça. Estreou-se na selecção inglesa a 28 de Maio de 1952 e contabilizou mais 4 internacionalizações com 2 golos. Foi o melhor marcador da liga inglesa em 1954/55, com 27 golos. Ao todo entre 1950 e 1961, foram 208 golos em 415 jogos pela equipa do The Hawthorns.
Em 1961, mudou-se para o Crystal Palace para marcar 34 golos em 100 jogos oficiais pelo clube londrino.




Entre 1966 e 1968 esteve no comando dos Wolves, sendo despedido em Novembro de 1968. Em 1969, rumou a Espanha para treinar o Atlético Bilbao a tempo de ganhar a Taça do Rei e colocar o clube em 2º lugar da Liga Espanhola. Na época seguinte, o clube basco ficou em 5º, com Allen a sair em Novembro de 1971, quando as coisas começaram a correr mal.
É no ano de 1972 que é contratado para treinador do Sporting. No final da época, o clube ficou em 5º lugar a 21 (!) pontos do Benfica num campeonato que até nem começou mal com 4 vitórias consecutivas, a primeira das quais nas Antas. Nesse jogo, sob o juízo do árbitro Saldanha Ribeiro, o Sporting alinhou com: Damas; Pedro Gomes, Laranjeira, Vitorino Bastos e Carlos Pereira; Manaca (Fernando Tomé, 45m), Fraguito e Marinho; Vagner Canotilho (Vítor Gonçalves, 60m), Yazalde e Nelson Fernandes. O golo seria marcado por Yazalde aos 17m.
Mas a maior vergonha foi a 1ª Eliminatória da Taça das Taças. Até há bem pouco tempo, Ronnie Allen teve a maior derrota de sempre do Sporting na Europa ao perder por 6-1 na Escócia com o Hibernian. Nesse jogo vergonhoso, o Sporting alinhou com: Damas; Pedro Gomes, Laranjeira, Manaca e Carlos Pereira; Fraguito, Nelson Fernandes e Vagner Canotilho (Fernando Tomé, 75m); Marinho, Yazalde e Chico Faria (Dinis, 73m). O golo seria marcado aos 40m pelo inevitável Yazalde. No final do jogo, críticas de Allen a Damas: “Damas teve culpa em 3 golos, Damas é o culpado por esta eliminação”.
Foi despedido à 25ª jornada após o empate em Aveiro a 0 golos. O Sporting foi incapaz de marcar com uma equipa composta por: Damas; José Carlos, Vitorino Bastos, Alhinho e Hilário; Nelson Fernandes, Vagner Canotilho e Marinho; Chico Faria (João Moniz), Yazalde e Dinis.





Saiu do Sporting e foi treinar o Walsall sem resultados dignos de registo. Em 1977, treinou durante pouco tempo o “seu” WBA e logo depois assumiu a selecção da Arábia Saudita. Em 1980, esteve alguns meses no Panathinaikos para acabar a sua carreira de treinador em 1981/82, no comando do “seu” WBA com o qual conseguiu a permanência ao ficar no 17º lugar da Liga Inglesa, num campeonato com 22 equipas.




Carreira como treinador

1966/67: Wolves

1967/68: Wolves

1969/70: Atlético Bilbao

1970/71: Atlético Bilbao

1972/73: Sporting
Walsall

1977: WBA
Arábia Saudita

1980: Panathinaikos

1981/82: WBA

Carreira no Sporting

1972/73: Inc.
(Até Março)

Avaliação: Flop

6 comentários:

Bruno V. disse...

Com esta descrição, só poderia dizer flop.

Aproveito para dizer que, depois de uns meses a tentar arranjar documentação e contactos com os intervenientes, o meu blog Fintas e Fífias (http://fintasefifias.blogspot.com/) vai finalmente começar a funcionar, tendo já preparados os 2 primeiros visados: André Cruz (ex-Sporting) e Diego (ex-Porto). Vou começar por postar os dados biográficos dos 2 jogadores, um pouco à imagem do que fazes aqui, sendo que se pode caracterizá-los como Fintas ou Fífias, e uns dias depois desse post biográfico e do veredicto final, postarei então as entrevistas que fiz a cada um. Grande abraço.

M. Paim disse...

Quando estiver online avisa para meter aqui ao lado. Qualquer informação sobre jogadores do Sporting que precises estou disponível. Abraço.

Petição disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Bruno V. disse...

Muito obrigado, Miguel. Agradeço a disponibilidade para cooperar e anuncio aqui desde já que o primeiro post acaba de ser feito com António Veloso. O 2º visado será André Cruz, e sim, tudo o que puderes ajudar de fotos, dados ou vídeos, é muito bem vindo. Um abraço.

resistente disse...

Para quem tinha dúvidas....o príncipio do fim da monarquia!

http://resistencia06.blogspot.com/2009/05/para-quem-tinha-duvidaso-principio-do.html

1906

Luta & Resiste!

http://resistencia06.blogspot.com

Xixa disse...

Para quem gosta de recordar o nosso clube em imagens, recordando as nossas vitórias e glórias, visite o Armazém Leonino. Julgo que passará alguns momentos nostalgicos. Peço desculpa pela intromissão!

http://armazemleonino.blogspot.com

para apaixonados por cromos,jornais antigos, relatos de futebol, revistas antigas, etc... visite!