quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Nº42:Walter Machado da Silva Filho, “Valtinho”



  • Walter Machado da Silva Filho, "Valtinho".
  • Médio Centro/Defesa Direito/Esquerdo.
  • Nasceu a 5 de Fevereiro de 1967 em Ribeirão Preto (Brasil).
  • Títulos no Sporting: Nada a assinalar.


Valtinho, o rei dos cartões, foi um médio brasileiro que passou uma época no Sporting, no meio das suas muitas épocas em Portugal. Também jogava a lateral esquerdo ou direito, conforme era preciso, ficando marcado pelo seu estilo raçudo e agressivo com que encarava cada lance, sendo que era muitas vezes admoestado com cartões de ambas as cores devido a esse mesmo estilo. Possuía um forte pontapé que o fazia marcar alguns golos em remates de longe. Dizer que há alguma ignorância acerca de alguns clubes por onde passou.

Alto e forte (1.90m e 90kg), chegou a Portugal para jogar no Sporting Braga com apenas 19 anos. A primeira época foi de adaptação e apenas jogou em 6 jogos.
A época seguinte já foi de afirmação, com Manuel José a dar-lhe oportunidades de jogo em 21 jogos, tendo Valtinho marcado 1 golo no 11º lugar da equipa no Campeonato. Em 1988/89, o Braga de Vítor Manuel ficou em 7º lugar com um Valtinho de alto nível a marcar 4 golos em 27 jogos. Daí a ser contratado para o Sporting de Manuel José foi apenas um passo.

Equipa do Sporting em 1989/90 (jogo da 1ª jornada).
Em cima da esquerda para a direita: Venâncio, João Luís, Valtinho, Miguel, Douglas e Ivkovic.
Em baixo pela mesma ordem: Marlon, Gomes, Paulinho Cascavel, Carlos Xavier e Carlos Manuel.


Começou a época a titular e a todo o gás com 2 golos nos primeiros dois jogos. Fez a sua estreia na 1ª jornada na vitória sobre o V. Guimarães por 3-2 com golos de Paulinho Cascavel aos 43m, Valtinho aos 68m e Douglas aos 88m. Nesse dia, o Sporting alinhou com: Ivkovic; João Luís, Miguel, Venâncio e Valtinho; Carlos Manuel (José Lima, 78m), Carlos Xavier, Douglas e Marlon; Paulinho Cascavel e Fernando Gomes (Ali Hassan, 89m).
Na jornada seguinte, marcou o golo da vitória em Aveiro aos 26m. Marcaria o seu último golo pelo Sporting na vitória por 2-1 nos Barreiros aos 32m depois do golo de Gomes aos 15m. O Sporting alinhou nesse dia com: Ivkovic; Oceano, Luisinho, Venâncio e Leal; Marinho (Carlos Xavier, 77m), Valtinho, Carlos Manuel, Douglas e Marlon; Gomes (Cadete, 86m).
O seu último jogo pelo Sporting foi na 27ª jornada, depois de algumas lesões, frente ao Braga no empate (1-1) com golo de Carlos Xavier aos 29m. A equipa do Sporting escalonada por Raúl Águas foi a seguinte: Vital; João Luís, Luisinho, Venâncio e Paulo Torres; Douglas, Oceano, Carlos Xavier (Valtinho, 80m) e Marlon; Cadete (Paulinho Cascavel, 74m) e Gomes.
Saiu no final da época para voltar a Braga com Raúl Águas, mas apenas jogou em 11 jogos. Em 1991/92, foi para o Penafiel. A equipa desceu de divisão, mas isso não impediu uma excelente época de Valtinho com 6 golos em 24 jogos disputados. Ficou na principal divisão do futebol português para jogar no Paços de Ferreira e marcar 2 golos em 21 jogos. Nesses 21 jogos recebeu 19 cartões amarelos e 2 vermelhos.

Regressou ao Brasil, desconhecendo-se os clubes voltando a Portugal para jogar na Divisão de Honra ao serviço do U. Madeira. Muito pesado jogou apenas em 7 jogos, marcando 1 golo. Voltou ao Brasil e só se conhece a estada em 1999 no Vitória Espírito Santo.

Carreira

1986/87: Sp. Braga

1987/88: Sp. Braga

1988/89: Sp. Braga

1989/90: Sporting

1990/91: Sp. Braga

1991/92: Penafiel

1992/93: Paços Ferreira

1996/97: U. Madeira

1999: Vitória Espírito Santo

Carreira no Sporting*

1989/90: 14;3 / 1;- / 2;-

*Época: Campeonato (J; G)/ Taça (J;G)/ Europa (J;G)

Avaliação: Flop

5 comentários:

Bruno Venâncio disse...

Não o conheço, nunca tinha ouvido falar dele e depois de ler o post percebo porquê. Flop.

Petição disse...

POR UMA REVOLUÇÃO NO FUTEBOL EM PORTUGAL:

http://www.ipetitions.com/petition/revolucaofutebolportugal/

sloct disse...

Tinha um pontapé canhão, mas jogava muito pouco.

Anónimo disse...

Sou do Brasil, meu nome é Rafael, conheço o valtinho pessoalmente..uma grande pessoa.

Luciana Louzada disse...

EU TB CONHEÇO BASTANTE, MAIS NÃO COMO JOGADOR PQ NÃO FOI NINGUEM, MAIS PELOS ENCONTROS COM AMIGOS NOS SAMBAS, NAS CERVEJADAS, NOS CLUBES E COM SEUS FAMILIARES. INFELIZMENTE NÃO ACHO ELE UMA PESSOA TÃO BOA ASSIM COMO CITADO NO COMENTARIO ANTERIOR (ANONIMO DEVE TER SIDO O PROPRIO QUE ESCREVEU)ME FEZ MAL DEMAIS TER A AMIZADE DELE. POR ACASO ENCONTREI O PERFIL DELE NESTE SITE E NÃO PODERIA JAMAIS DEIXAR PASSAR EM BRANCO O MEU COMENTÁRIO.